Moçambique- Maputo
Bairro da Malhangalene
Rua castelo Branco, 47– R/C
Telefone:   +258 21 417691

NOTICIAS E EVENTOS

Ensaios ajudam a minimizar Salinidade de Solos

Written by Administrator
Hits: 67

Três ensaios com vista a mitigação da salinidade dos solos estão a ser realizados por igual número de associações agrícolas da Cidade de Maputo. São ensaios iniciados, recentemente, e promovidos pela Associação para Desenvolvimento Sustentável (ABIODES), Weltweit, Conselho Municipal de Maputo e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane, envolvendo a Associação Massacre de Mbuzini, a Associação Tomás Sankara e a Associação Costa do Sol, todas do distrito municipal KaMavota.

O objectivo do projecto, que decorre no âmbito daEstratégia de Mitigação de Salinidade de Solos no Sistema de horticultura nas Zonas Verdes da Cidade de Maputo, sob a égide das entidades confessadas, é minimizar a salinidade dos solos com vista a melhorar os seus níveis de produtividade . Assim, definiu-se seguir as culturas e insumos mais usados ​​pelos agricultores como o caso de couve e alface e aplicação de estrume de galinha e o composto inorgânico NPK .

Com efeito, têm lugar proporcionando a transmissão e troca de experiência relativamente teoricamente orientados para mitigação de salinidade de solos, trazendo os resultados alcançados nos ensaios científicos como matéria de discussão com recomendações para os seguirem.

Foram elaborados redes estratégicas com instituições nacionais e internacionais com vista a potenciar a troca de experiência com outros projetos que tem enfoque sobre a mitigação de salinidade de solos na agricultura. Houve também atrasmbios com o projecto RESADE (IIAM - Instituto de Investigação Agrária de Moçambique), orientados para o desenvolvimento do Centro de Melhores Práticas que transfere tecnologias para estudantes que enfrentam stress de salinidade, incluindo tecnologias que tem que ver com alteração de solos, uso de novas culturas e variedades, fertilização, irrigação, lixiviação e gestão de culturas.Os resultadosmbios envolveram visitas ao campo experimental do projecto RESADE montado, no distrito da Moamba, província de Maputo, e visitas aos ensaios científicos do projecto SaliHort, no distrito municipal KaMavota, cidade de Maputo. Os dois projetos concordaram em fortalecer uma parceria, buscando financiamento para realização de atividades conjuntas bem como a consolidação das ações em curso.

Á luz deste projecto, alguns indicadores da salinidade de solos através de uso de equipamentos sensoriais foram monitorados. Trata-se de equipamentos portáteis introduzidos e distribuição a disposição dos técnicos extensionistas e agricultores, permitindo que, com alguma facilidade, se faça o monitoramento da situação dos solos no local e se tomem decisões em relação ao desenvolvimento da atividade agrícola.

Category: