Moçambique- Maputo
Bairro da Malhangalene
Rua castelo Branco, 47– R/C
Telefone:   +258 21 417691

NOTICIAS E EVENTOS

GLOSSÁRIO DE AGRO-ECOLOGIA

Written by Administrator
Hits: 75
  1. Ó sol

Existe na China um provérbio muito antigo que diz “A Agricultura é a arte de cultivar o sol”. Esta é uma maneira diferente de se referir a um dos processos básicos responsáveis ​​pela manutenção da vida no planeta: uma fotossíntese. Trata-se de um processo através do qual todas as plantas usam a energia da luz do sol para gerar energia necessária para uma conexão, bem como para uma emergência de todos os seres que vivem na Terra. A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas materiais orgânicos a partir de substâncias que estão no ar e na água. Para fazer isto, a parte verde da planta aproveita a energia que está na luz do sol. E como a luz do sol é um recurso natural, renovável e abundante, deve ser utilizado da maneira mais intensa possível.

  1. Nutrientes

A planta também precisa de nutrientes para o seu desenvolvimento. Nutrientes que são encontrados no ar, na água e no solo. O que vem do ar e da água chega a ser 95 a 98% da planta (oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre). Só 2 a 5% vem do solo. Um exemplo bem prático disto é o caso da produção de 100 mil quilos de batatas. O que realmente sai do solo é mínimo, se comparado ao total produzido.

  1. Água

Nos ecossistemas onde a água e o sol chegam em grande quantidade como as regiões tropicais e 

húmidas subtropicais, é muito importante manter o solo coberto por plantas. Esta cobertura de plantas será responsável por fazer com que esta energia gere vida e não destruição. São bem conhecidos os malefícios que o sol e a chuva podem causar em um solo descoberto. Em ouras palavras, toda forma de energia gera trabalho ou destruição. A energia do sol e da água podem tanto fazer nosso cultivo crescer (trabalho) quanto provocar erosão e compactação no solo (destruição).

  1. Biofertilizante líquido

É um produto natural proveniente da fermentação de materiais orgânicos com água, na presença ou não de ar. Conforme o tipo de literatura aproveitada, pode conter quase todos os elementos básicos à nutrição vegetal. Além disso, pode possuir também efeito fito-hormonal, fungicida, bacteriológico, nematicida, acaricida e de repelência contra insetos. Tem uma vantagem de ser enriquecedor e nutritivo, fortificante para plantas, funcionando para todo tipo de doenças ou pragas; em época de frio ajuda a prevenir danos causados ​​pelas baixas temperaturas; pode ser usado tanto sobre o solo quanto em pulverizações foliares, aplicável com pulverizador.

Category: