Moçambique- Maputo
Bairro da Malhangalene
Rua castelo Branco, 47– R/C
Telefone:   +258 21 417691

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM MAPUTO

Written by Administrator
Category:

QUEM É ABIODES E O QUE FAZ?

Desenvolvimento Sustentável é uma associação moçambicana sem fins lucrativos, fundada em 1995, legalizada em Novembro de 1998. A ABIODES orienta o foco de suas intervenções para Desenvolvimento Sustentável dando desse modo o seu contributo para construção de comunidades/sociedades mais justas e inclusivas, que participam activamente no desenvolvimento sócio-económico bem como na integração da protecção ambiental, conservação e protecção de recursos naturais. A ABIODES é uma organização de carácter nacional, actuando nas seguintes áreas: i) Agricultura e Segurança Alimentar; ii) Ambiente e Recursos Naturais e iii) Lobby e Advocacia para Desenvolvimento Sustentável.

Para baixar o pdf em português click aqui

um das pdf auf deutsch herunterzuladen klicken hier weiter

Jornadas de Limpeza no âmbito das comemorações do dia Mundial do Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos.

Written by Administrator
Category:

 

 Na sequência da realização da palestra sobre o Papel da Escola no Combate a Poluição Ambiental na Escola Primária Completa 25 de Junho e no âmbito das comemorações do dia Mundial do Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos, a ABIODES participou na jornada de limpeza na praia do autódromo, bairro da costa do sol organizada pela cooperativa de educação ambiental repensar sob liderança do ambientalista Carlos Serra.

Esta actividade consistiu na sensibilização e mobilização de estudantes da Escola Primária 25 de Junho para acção como complemento da sensibilização havida durante a palestra na escola. Perticiparam das acções de limpeza para além dos técnicos da ABIODES e um Professor da E.P.C. 25 de Junho 21 estudantes totalizando 24 participantes. Considerando o universo de participantes na actividade a ABIODES em coordenação com a EPC 25 de Junho contribuiu com 18% de voluntários num total de cerca de 130 voluntários participantes da actividade. Para além da ABIODES e EPC 25 de Junho, estiveram presentes organizaçõese instituições como a O Conselho Municipal da Cidade de Maputo, A Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, a Fundação Aga Khan, A escola Primária Completa Costa do Sol, A Coca cola de entre outros participantes a título individual. Foi possível serem recolhidas um total de 4 toneladas de resíduos entre vidro, plástico, metais, resíduos de vestuários. Todo o material de vidro e de plástico foi encaminhado para o processo de reciclagem. A figura a seguir apresenta alguns momentos do evento. (Em anexo o ficheiro completo com o report fotográfico do evento)

destaque limpezavf

Ciclo de Palestras e Plantio de Árvores no âmbito das comemorações do Dia Mundial do ambiente – Escola Secundária John Issa

Written by Administrator
Category:

 

 Realizou-se no dia 7 de Junho de 2019 um ciclo de palestras alusivo às comemorações do dia mundial do ambiente na Escola Secundária John Issa em coordenação com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e Serviços Distritais de Actividades Económicas. As palestras foram dirigidas por dois técnicos da ABIODES, nomeadamente, Sorota Wamusse, Oficial do Programa de Ambiente e Reursos Naturais e Temóteo Mucavele Júnior, activista do mesmo program com o acompanhamento da Sra. Virginia, Teécnica dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia. As actividades Tiveram três momentos distintos: o primeiro com a realização de uma palestra com o tema “Poluição Ambiental: Causas e Consequências”; o segundo com a realização de uma palestra com o tema “ Mudanças Climáticas e Redução de Riscos de Desastres; e o terceiro com o plantio de mudas de fruteiras no pomar da Escola. O objectivo das palestras foi de sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática da poluição ambiental, Mudnaças Climáticas e para acções locais para redução de riscos de desastres.

Participaram das actividades um total de 115 estudantes dentre os quais 74 do sexo feminino e 41 do sexo masculino.

No fim das palestras procedeu-se ao lançamento da campanha de o plantio árvores tendo sido fornecidas a Escola um total de 50 mudas de fruteiras das quais 50 mudas de mangueiras e 50 mudas de laranjeiras, actividade que teve o acompanhamento dos Serviços Distritais de Actividades Económicas através de um técnico extensionista. A figura a seguir apresenta alguns momentos do evento. (Em anexo o ficheiro completo com o report fotográfico do evento)

ciclo palestra2

Ciclo de Palestras Alusivo às Comemorações do Dia Mundial do Ambiente – Escola Primária Completa 25 de Junho A

Written by Administrator
Category:

 

 No âmbito das comemorações do dia mundial do ambiente a ABIODES organizou, no dia 06 de Junho de 2019 entre às 10:00 e as 11:30, uma palestra na Escola Primária Completa 25 de Junho, no bairro 25 de Junho A, cidade de Maputo.

A palestra foi conduzida por dois técnicos da ABIODES, nomeadamente , Sorota Wamusse, Oficial do Programa de Ambiente e Reursos Naturais e Temóteo Mucavele Júnior, activista do mesmo programa. A pelestra teve como tema “O papel das Escola no Combate a Poluição do Ambiente” e teve como objectivo aumentar a consciência dos estudantes em particular e comunidade escolar no geral para a necessidade da prevenção e combate a poluição ambiental. As contaram com a participação de 40 estudantes sendo 23 do sexo feminino e 17 do sexo Masculino com o acompanhamento de 2 professores. A figura a seguir apresenta alguns momentos do evento. (Em anexo o ficheiro completo com o report fotográfico do evento)

ciclo palestra1